É bom saber ...

  O que é Iconoclasta ?
 
Iconoclasta é nome dado ao membro do movimento de contestação à veneração de ícones religiosos que surgiu no século VIII denominado Iconoclastia. O termo iconoclastia significa literalmente “quebrador de imagem” e tem origem no grego eikon (ícone ou imagem) e klastein (quebrar).
O significado de iconoclasta engloba os indivíduos que não respeitam tradições e crenças estabelecidas ou se opõem a qualquer tipo de culto ou veneração seja de imagens ou outros elementos. O termo abrange ainda aqueles que destroem monumentos, obras de arte e símbolos.
Iconoclastia é o nome do movimento político-religioso que iniciou no Império Bizantino no século VIII e que rejeitava a veneração de imagens religiosas por considerar o ato como idolatria. No ano de 730, após o édito pulicado por Leão III que proibia a veneração de ícones e ordenava a destruição de imagens, os membros da iconoclastia destruíram milhares de ícones religiosos. As destruições cessaram em meados do século IX.

Coisas que você não sabe sobre o corpo humano

 

Img - Coisas que você não sabe sobre o corpo humano- A comida leva sete segundos para ir da boca ao estômago.
- Um fio de cabelo suporta o peso de 3 kg.
- O tamanho médio do pênis é três vezes o comprimento do polegar.
- O fêmur é mais forte que concreto.
- O coração da mulher bate mais rápido que o do homem.
- Existem aproximadamente um trilhão de bactérias em cada pé.
- As mulheres piscam duas vezes mais que os homens.
- O peso médio da pele é duas vezes maior que o do cérebro.
- Seu corpo utiliza mais de 300 músculos para manter o equilíbrio quando está parado em pé
- Se a saliva não consegue dissolver algo, não se consegue sentir seu sabor.
- As mulheres que estão lendo este texto já terminaram.
- Os homens ainda estão ocupados medindo seus polegares…
Fonte:
http://www.blogsilence.com/coisas-que-voce-nao-sabe-sobre-o-corpo-humano/

 

Quais as maiores curiosidades humanas?


Os seres humanos são curiosos por natureza e também apresentam diversas curiosidades no funcionamento de seus corpos. A seguir, você vai encontrar as maiores curiosidades humanas. Confira:
1 – Sensação de que estamos caindo ao dormir – Muitas vezes temos a sensação de que estamos em queda livre quando dormimos. Essa sensação é chamada de alucinação hipogênica, que acontece quando estamos começando a pegar no sono.
2 – Espirrar ao olhar para o Sol – Todos nós espirramos depois de olhar para o Sol. Isso acontece por que passamos por uma reação chamada de reflexo cruzado, que é provocada por luzes fortes que interferem nos nervos do cérebro e mandam mensagens sensoriais ao sistema nervoso e ao nervo do olfato, causando o espirro.
3 – Lágrimas Salgadas – As lágrimas humanas são salgadas por que têm sal e uma substância que elimina os germes e evita infecções.
4 – Utilidade do apêndice– O apêndice é um órgão linfóide que atua na defesa do organismo. Ele tem funções digestivas e produz glóbulos brancos em pequenas quantidades.
5 – Coma – Os humanos entram em coma, que é a total falta de consciência, depois de grandes traumas. O coma pode ser mais ou menos profundo e é causado pela baixa oxigenação do cérebro.
6 – Bruxismo – O bruxismo é um ranger de dentes durante o sono. O problema acomete crianças e adultos e pode movimentar a arcada dentária.


Quem foram os primeiros cínicos?

O termo cínico, antes de ter seu significado atrelado ao "mau-caratismo" do indivíduo que se vangloria da própria torpeza, é palavra que deriva do grego kynós, significando cachorro, animal-símbolo de uma corrente filosófica que surgiu em meados do século V a.C., na Grécia. Esses filósofos tinham por ideal de vida a premissa de que o homem não necessitava de bens materiais para alcançar a felicidade, pois o homem figurava entre as bestas e o deuses, visto que não poderiam viver tão mal como os primeiros nem tão bem como os últimos. Assim, viviam sem se importar com nada ou com ninguém. O primeiro expoente dessa corrente filosófica foi Antístenes, mas sem dúvida o cínico mais influente foi seu discípulo Diógenes, que elevou à enésima potência o ideal da filosofia cínica com atitudes dignas de um autêntico punk setentista.
Em lugar de maçante verborragia sobre filosofia antiga, farei somente alguns relatos sobre o que pôde se encontrar da vida de Diógenes, para que você mesmo caro leitor, tire suas próprias conclusões:
# Que ele andava de dia pelas praças de Atenas com uma vela acesa, o semblante cerrado e a mão à testa. Ao lhe perguntarem o que procurava, Respondia: Um homem honesto...


# Que certa vez, estava "trasladado" de fome, a observar jovens que almoçavam alegremente. Ao terminarem sua refeição, percebendo a fome o filósofo, jogaram a ele os ossos que restaram de despojo do almoço, como se os jogassem a um cão. O cínico, prontamente, mijou nos ossos, como se fosse um cão...


# Que Diógenes, tendo se desfeito de todos os seus bens, só possuía um bordão, uma caneca e uma capa excessivamente rasgada. Ao notar que um menino usara as mãos em concha para beber água, jogou fora a caneca...


# Que Alexandre, O grande, ao saber da fama de Diógenes, o visitou onde morava (um barril), e lhe propôs que pedisse qualquer coisa, até metade do seu reino (todo o mundo antigo!), e ele lhe daria. O cínico, sem pestanejar, respondeu: SAI DO MEU SOL!

Fonte: Blog O Cínico

Nenhum comentário:

Postar um comentário