sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Para evitar acidente, prefeitura apaga desenho de túnel em 3D feito em rua

Foto de gravura em muro viralizou nas redes sociais (Foto: Reprodução/Facebook) 
Foto da pintura em parede de ponte  viralizou nas redes sociais. 
(Foto: Reprodução/Facebook)
A prefeitura de Juazeiro, na região norte da Bahia, apagou um desenho em 3D de um túnel, feito por uma professora de artes visuais, na ponte Presidente Dutra, que liga o município à cidade de Petrolina, em Pernambuco. O motivo para apagar a obra, inspirada no desenho animado Papa-Léguas, foi evitar que a imagem confunda motoristas e ocasione algum acidente.
A pintura foi feita na última segunda-feira (14). Ao lado do desenho do túnel, também foi feito o desenho do personagem Papa-Léguas, da Warner Bros, criado nos Estados Unidos, em 1949, pelo diretor Chuck Jones, que morreu em 2002.
A foto da gravura na ponte viralizou nas redes sociais, virou meme e foi compartilhada até na página oficial de Chuck Jones, no Facebook.
Internautas também fizeram circular a imagem de um carro amassado que teria se envolvido em um acidente no local, após o motorista não perceber o falso túnel. Entretanto, o diretor-presidente da Companhia de Segurança de Trânsito e Transporte de Juazeiro, Fábio Assis, negou que tenha ocorrido a colisão.
"Isso foi uma montagem que circulou na internet com esse carro batido. Não houve nenhum acidente no local. Assim que ficamos sabendo da existência da gravura, tratamos logo de apagar. Durante o dia, parecia uma pintura infantil e é quase imperceptível, mas à noite realmente dava para enganar. Por isso tratamos de agir rápido, levando em conta a preocoupação com relação à segurança dos motoristas", destacou.
Assis ainda destacou que a pintura não foi autorizada pela prefeitura e que foi apagada na quarta-feira (17). "O desenho foi feito em três dimensões e causa ilusão de ótica. Caso uma pessoa desavisada passasse pelo local sem prestar atenção poderia passar direto, porque realmente causa a imprenssão de um túnel. Parece pegadinha. Impressiona pelo realismo, mas causa risco aos motoristas", disse Assis.
Ao contrário do que afimou o diretor de trânsito, a professora Clarissa Campelo, autora da obra, disse que teve autorização da prefeitura para fazer a imagem no local.
"A prefeitura sabia que eu iria fazer o desenho do túnel no local. Fui convidada pela própria Secretaria de Cultura do município. O que ocorreu foi uma falta de comunicação. E o desenho só foi apagado por causa do boato que rolou nas redes sociais sobre o suposto acidente", aponta. 
A professora ainda criticou a decisão da prefeitura de retirar a imagem do local. "Essa solução foi muito drástica, porque deu muito trabalho para fazer o desenho que remete ao universo do mundo animado. Fiquei muito chateada porque o desenho nem era tão realista assim. Eles poderiam ter falado comigo antes. Eu acho que a gravura não causa nenhum risco. Eles deveriam ter colocado uma sinalização no local. Não achei que fosse gerar tanta polêmica", disse a professora, que contou com a ajuda de uma assistente para fazer a imagem.

Fonte: Alan Tiago Alves / G1 BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário